terça-feira, junho 26, 2012

Farrapeiros em festa no Dominguizo


COVILHà(JF DIÁRIO)

26 Jun 2012, 15:20h

Farrapeiros em festa no Dominguizo

A freguesia do Dominguizo promove mais uma edição dos “Farrapeiros”. A iniciativa que é uma homenagem aos pioneiros da reciclagem leva àquela localidade milhares de pessoas. Desta vez a festa centra-se nas imediações da junta de freguesia e a animação está garantida.
Entre sexta-feira e domingo, todos os caminhos vão dar à terra dos farrapeiros. Visionários na missão de reciclar os homens que outrora sobreviveram à conta da reutilização dos desperdícios dão agora um ponta pé na crise e chamam o povo para a festa. Aí estão os “Farrapeiros” 2012.
Três dias de folia que desde há uma semana mobilizam uma população inteira. “Trabalhamos muito para gastar pouco”, afirma José Matos coordenador das operações. Com um orçamento inferior a cinco mil euros mas com o apoio da população, junta de freguesia local e da câmara da Covilhã, o cartaz dos “Farrapeiros” está mais rico. “Treze grupos de animação entre bombos, fanfarras e grupos de cantares, sem esquecer Virgílio Faleiro ou Filipe Nunes”. Uma festa em que a novidade é o carrossel medieval para toda a população. “Trata-se de um equipamento todo ele construído em madeira e que trabalha à manivela. Toda a gente vai divertir-se, mesmo os adultos”, garante José Matos. Uma visita ao núcleo museológico, jogos tradicionais e muitas tasquinhas de artesanato, licores e petiscos figuram entre os restantes atrativos do festival. Desta vez a população também foi convidada a abrir tasquinhas e as barracas estão todas preenchidas. “Temos 30 mas poderíamos ter outras tantas, não fosse a despesa”, refere a organização. A iniciativa que se realizou pela primeira vez em 2010 deixa o Largo da Igreja e concentra-se nas imediações da junta de freguesia, ao cimo do povo. “Há mais espaço e as ruas recentemente requalificadas são mais planas” o que permitirá maior concentração de pessoas e animação. Os “Farrapeiros” são o cartão-de-visita do Dominguizo e a sopa farrapeira está garantida. A organização oferece o prato típico da freguesia mas a sopa farrapeira também estará à venda. “Toda a gente quer vir. Muita gente vai estar entre nós este fim de semana”, afirma. Considera a montra do Dominguizo a festa farrapeira é também uma oportunidade para as instituições da freguesia darem a conhecer alguns dos seus projetos.


Ficheiros para Download
AUDIO Farrapeiros na Rádio JF .Ficheiro anexado AUDIO Farrapeiros na Rádio JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário